sexta-feira, 3 de junho de 2011

Diagnóstico: Displasia Esquelética Campomélica (Campomelic Dysplasia)

Bom... conforme já sugerido no ultrassom de 23 semanas de gestação, o diagnóstico da Melissa é Displasia Esquelética Campomélica. Vou colocar abaixo um resumo dessa displasia para as pessoas saberem o quanto minha princesa é guerreira e saudavel!!!!!!

O que o nome significa?
O termo "Campomelic"ou 'camptomélica "é de origem grega e significa literalmente membro curvado.

Quão comum é a Displasia Campomelica?

Displasia Campomelica é uma das formas mais raras de nanismo com membros curtos congênita. Sua incidência é de aproximadamente 1 em 111.000 a 1 em 200.000 nascidos vivos.

A displasia é Campomelica é hereditária?

A Displasia Campomelica é tipicamente herdado por uma esporádica, autossômica dominante forma.

O que provoca Displasia Campomelica?

Displasia Campomelica é causada por uma mutação no gene SOX-9, localizado no cromossomo 17. A SOX-9 gene codifica para um fator de transcrição que é responsável pelo desenvolvimento da cartilagem normal e desenvolvimento sexual. 

Características físicas da Displasia Campomélica:
A displasia campomelica é caracterizada pela curva do fêmur e da tíbia . Alguns indivíduos podem ter essa condição, sem qualquer curvatura dos ossos longos, mas com outras características importantes. Estes pacientes são referidos como tendo displasia "acampomelic" camptomélica. Nós vamos limitar a discussão que se segue para pacientes com displasia Campomelic clássico.

Displasia campomélica pode ser uma condição letal. No entanto, uma proporção de crianças Campomelic pode sobreviver até a idade adulta. No período neonatal, desconforto respiratório, podem ocorrer devido à falta de desenvolvimento dos anéis cartilaginosos que suportam a árvore brônquica. A insuficiência respiratória pode levar à hipóxia lesão cerebral, em pacientes em geral com Displasia Campomelica têm inteligência acima da média.

Face e crânio:

- Longo e estreito crânio  
- Testa proeminente  
- Face plana com uma ponte nasal deprimida  
- Micrognatismo  
- Fenda palatina

Tronco de tórax e coluna:

- Pescoço curto, com pele redundante na nuca  
- Peito pequeno, estreito e em forma de sino  
- Onze pares de costelas 
- Abdômen protuberante

Braços e pernas:

- Anterior arqueamento do fêmur e da tíbia . 
- A subcutânea covinha profunda sobre o aspecto mais importante da tíbia .  
- Pés tortos , freqüentemente presentes em ambos os lados.

Quais são as características de raio-x?

As características radiológicas da Displasia Campomelica incluem arqueamento do fêmur e da tíbia . Normalmente, os pacientes apresentam atraso na ossificação do fêmur distal e proximal epífises tibial . Artérias da cabeça estão deslocadas. Os pedículos vertebrais são hipoplásicos ou não mineralizadas. vértebras cervicais são hipoplásicos. O tórax é pequeno e em forma de sino, com onze reforços, aparecendo ondulado e fino. Os primeiros metacarpos são curtos. Os ossos dos dedos do meio são curtos.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico pré-natal é possível através da utilização de ultra-som da curvatura dos ossos longos, escápulas pequena, pés tortos e genitália ambígua. O diagnóstico é confirmado no nascimento ou pode ser confirmado com teste molecular de uma amostra de aminocentesis.
Se o diagnóstico é suspeitado, a análise cromossômica deve ser feito. Fêmeas fenotípica pode ter um cariótipo 46XY.
Após o nascimento, o diagnóstico pode ser feito através um exame físico e radiológico. Teste molecular pode ser feito para confirmar o diagnóstico.

Problemas no sistema músculo-esquelético
A curvatura óssea na Displasia campomélica é variável. Correção osteotomias (Osteotomia - corte cirúrgico do osso como um processo de realinhamento) do fêmur e da tíbia devem ser pré-formado para que a criança possa começar a ficar em pé e andar no tempo certo. O momento de tal cirurgia é influenciada pelo quadro respiratório da criança. Um período de casting é necessário no período pós-operatório imediato, seguido de longo prazo, contraventamento para manter a correção.
Luxações do desenvolvimento do quadril são normalmente gerenciados ao longo das linhas normais. Na infância, a base do tratamento é por meio de Pavlik . Se isso falhar, a cirurgia se torna necessária.
Cifose cervical é um problema inicial, secundária a insuficiência de formação do anterior cervical corpos vertebrais, que podem levar à compressão da medula espinhal. Cifoescoliose torácica é um problema grave, que pode exigir cirurgia.
O pé torto deve ser tratado ao longo das linhas de série com elenco corretiva e cirurgia, dependendo da gravidade do problema.

Problemas em outras partes do corpo

Árvore brônquica

A alteração mais significativa na Displasia Campomélica é a falta de desenvolvimento dos anéis cartilaginosos que apóiam a árvore brônquica . Estes anéis cartilaginosos normalmente mantem as vias respiratórias abertas. Fraco desenvolvimento da cartilagem pode causar o colapso dessas passagens, produzindo extremamente pequenas vias aéreas, causando insuficiência respiratória. Ao nascer, a criança pode exigir uma traqueostomia e longo prazo de ventilação em casa para os poucos primeiros anos de vida. Muitos não sobrevivem após o período neonatal.

Cardiopatias Congênitas

As cardiopatias congênitas foram encontradas em cerca de 25% dos casos. A anomalia mais comum é um canal arterial patente ou do forame oval patente Um ecocardiograma devem ser feitos para avaliar a presença de doença cardíaca congênita.

Trato geniturinário

Trato geniturinário : Hidronefrose (rins aumentados de volume), dilatação ureteral bilaterais são vistos em 1 / 3 dos pacientes. Hipoplasia renal cística renal, hipoplasia , ureteral estenose , e os cálculos renais têm sido descritos na literatura. Estes não representam riscos de saúde inicialmente, mas exige acompanhamento por um nefrologista / urologista, a longo prazo.

Reversão do Sexo

Algumas fêmeas fenotípicas podem ser geneticamente masculino.

Audição

Infecções recorrentes do ouvido médio, o fraco desenvolvimento dos ossos que normalmente conduta forma do crânio de som (ossículos auditivos) e anormal são alguns dos fatores que contribuem para perda auditiva. Qualquer suspeita de perda auditiva ou infecções recorrentes do ouvido médio deve levar a indicação de um cirurgião otorrinolaringologista / fonoaudiólogo para investigação posterior.

Coisas a observar:

- Dificuldade respiratória no período neonatal.  
- A análise cromossômica deve ser feito para avaliar a possível reversão sexual em fêmeas fenotípicas.  
- Um ultra-som renal-pélvica deve ser feito para avaliar as anomalias do trato geniturinário. 
- A instabilidade da coluna cervical devido à possibilidade de cifose cervical .

Referências:
  1. Jones, Kenneth L. padrões reconhecíveis de malformação humana. Filadélfia, PA: Saunders Elsevier. 2006.
  2. Norman, EK. Pedersen, JC. Stiris, G. Van der Hagen, CB. 1993. Campomelic displasia, uma condição pouco diagnosticada? European Journal of Pediatrics. 152: 331-333.
  3. Scott, Charles I. Nanismo; Clínica. Symposium, 1988 40 (1) :21-24.
  4. Spranger, Jurgen W. Brill, Paula W. Poznanski, Andrew: Osso. Displasias Um Atlas de desordem genética do desenvolvimento do esqueleto. Oxford: Oxford University Press. 2002.

Fonte:http://www.nemours.org/service/medical/orthopedics/dysplasia/campomelic.html

8 comentários:

  1. Oi família linda!!!

    a Mel já é uma vitoriosa!!! olha quantas lutas ela está enfrentando e com muita garra ela vai vencer todas!!! e com o apoio dessa família maravilhosa tenho certeza que ela vai continuar sendo uma criança muito feliz!

    contem sempre com seus amigos!
    Andréia, Cassiano e Guilherme

    ResponderExcluir
  2. Oi queridos amigos!!!!!

    São amigos como vcs que nos dão força para lutar sempre!!!!! Obrigada por fazerem parte da nossa história! Com certeza vcs fazem a diferença em nossas vidas!!!!

    Beijos e mais beijos!!!!!

    Pri,Rafael, Rafaela e Melissa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, li sua história ... minha filhinha acabou de nascer 03/12/15 e foi diagnosticada com displasia esquelética. Ela está na UTI... Por favor se vc puder me ajudar, orientar.. realmente é muito difícil saber o q fazer...
      Meu email é dannyromano@uol.com.br
      Qualquer ajuda e informação será bem vinda.
      Sou do interior de São Paulo
      Obrigada,
      Bjs
      DANIELE

      Excluir
  3. oi flor fiquei muito emocionada lendo tua historia pois tive uma princesa tbm com displasia campomelica so não tive a tua sorte minha filha faleceu com 3 meses de vida na epoca os medicos não eram bem informados sobra o que ela tinha minha filha teria 15 anos hoje vc nem sabe como fico feliz em saber da sua historia fique muito emocionada pois a minha filha era muito parecida com as sua melissa minha princesa se chamava joana lucia fique sabendo que vou rezar sempre por vcs beijos

    ResponderExcluir
  4. ola meu nome é ana cecilia e minha filha Luana Vitoria ela foi diagnosticada com essa sindrome de campomelica hj ela esta com 1més e 25 dias fiquei muito feliz em saber a historia da sua bb..eu queria q vc me deixa-se um contato seu um facebook pra gente possa manter o contato,trocar ideias e que eu possa tirar minha duvidas..fica com deus vc e suas duas princesas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cecilia!!! Desculpe a demora em te responder.
      Sim... vamos manter contato! Me add no facebook.... está como Priscila Unten. Beijos! Pri

      Excluir
  5. Ola! Estou grávida de oito meses, e tive a noticia que o meu bebe Luis Miguel, te m a displasia esqueletica. E um.susto, mais vamos superar pois Deus esta no controle.

    ResponderExcluir